RAIOS
RAIOS o que é?
O raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre entre nuvens ou entre uma nuvem e o solo durante tempestades elétricas. É uma manifestação do fenômeno atmosférico conhecido como relâmpago. Durante uma tempestade, as cargas elétricas são separadas nas nuvens, com as cargas positivas se acumulando na parte superior e as negativas na inferior. Quando a diferença de potencial elétrico se torna grande o suficiente, ocorre a descarga elétrica na forma de um raio.
O que são descargas atmosféricas.
Descargas atmosféricas, mais comumente conhecidas como raios, são fenômenos naturais de natureza elétrica que ocorrem na atmosfera terrestre. Essas descargas são caracterizadas por uma rápida emissão de energia elétrica entre nuvens, ou entre nuvens e a superfície terrestre. Elas são causadas por um desequilíbrio de cargas elétricas na atmosfera, geralmente associadas a tempestades.
Quando há um acúmulo significativo de cargas elétricas em uma região específica da atmosfera, ocorre uma quebra na resistência dielétrica do ar, resultando na formação de um raio. Esse raio pode ocorrer entre nuvens (descarga intra-nuvem), entre uma nuvem e o solo (descarga nuvem-solo) ou entre partes diferentes da mesma nuvem.
As descargas atmosféricas são eventos extremamente poderosos, capazes de liberar quantidades gigantescas de energia em um curto período de tempo. Isso pode resultar em danos significativos a estruturas, incêndios e até mesmo em lesões ou morte de seres humanos e animais.
Por esse motivo, a proteção contra descargas atmosféricas é fundamental para prevenir danos materiais e proteger vidas. É por isso que os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, como os SPDA (Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas), são amplamente utilizados em edificações e estruturas em áreas propensas a tempestades elétricas.